`

Asociação Natural Bocas CareyBocas del Toro, Panamá

TORTUGAS MARINAS

Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea)
Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata)
Verde (Chelonia mydas)
Cabeçuda (Caretta caretta)


Duas espécies de tartarugas marinhas vêm se aninhar em Playa Bluff permanentemente: a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) e a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). Duas outras espécies o fazem esporadicamente: a verde (Chelonia mydas) e cabeçuda (Caretta caretta).

Sem dúvida, a tartaruga-de-couro é a estrela da praia, tanto para os cientistas que têm acompanhado a sua nidificação por vários anos, e para os turistas que se impressionam com seu tamanho grande e seu lento arrastar pela praia em busca do melhor sitio onde fazer a ninho e quando ele terminou sua importante tarefa e volta para o mar.

As maiores ameaças a continuidade destas espécies são o roubo de ninhos e matar as mesmas tartarugas na praia. Podemos também acrescentar a pilhagem de ninhos por animais domésticos, a compactação das praias por veículos ou construção, a matança de fêmeas e machos no momento da cópula no mar ao largo das praias, e a captura incidental durante a pesca do atum ou com espinhéis.

Outras ameaças que são considerados naturais, mas também acrescentam às anteriores, são as predadores dos filhotes recém-nascido quanto que rastejam ao longo da praia para o mar, pelos caranguejos e aves, predação que continua nas fases iniciais após a sua entrada para a água.

Por estas razões, todas as espécies de tartarugas marinhas foram listados pelo LIVRO VERMELHO da União Mundial de Conservação Conservação da Natureza (IUCN) em perigo de extinção.